Por que as crianças gostam de assistir a mesma coisa repetidamente?

Há algumas semanas Rafael ganhou do avô um DVD de MPB para crianças.  São músicas do Chico Buarque e Vinícius de Morais em desenho animado. Lindo mesmo. Amei o presente e fiquei super feliz em poder variar um pouco as atrações que o bebê gosta de assistir (sabe de nada inocente).

Desenhos infantis

Outro dia ele estava assistindo a Peppa, os mesmos 10 episódios repetidamente, depois de já ter passado pela Galinha Pintadinha. Surgi com o novo DVD e sugeri que assistíssemos aquele que era diferente e colorido.  Não sei se por que estava hipnotizado com a tv ou meio sonolento concordou sem muitas explicações. Começamos a ver e eu estava empolgadíssima com a possibilidade de pelo menos variar em 3 opções os programas prediletos da criança e que vemos toda as semanas. Quando começaram as músicas ele até cantarolava junto, e eu também, mas quando chegamos na metade veio a frase: “Mamãe, cadê popó?”. Expliquei que este DVD era diferente, com outros cantores, mas também muito legal e colorido. Mostrei os desenhos das árvores, do burrinho, do chapéu… mais 5 minutos e “Mamãe, popó favô” (tradução: mamãe, por favor, tire este DVD e coloque o da Galinha Pintadinha) e logo depois o choro… O dele e o meu por não conseguir convencer a variar um pouco.

Fiquei pensando nisto e me lembrei de vários livros que li e explicavam o (s) porquê (s) de as crianças gostarem tanto de assistir a mesma coisa repetidamente. Segundo psicólogos e pedagogos isto acontece, pois

Aprendizado

Crianças pequenas adoram repetição, pois é assim que aprendem. Nas crianças menores a memorização da informação está associada a repetição, e consequentemente lembrar-se cada vez por períodos mais longos do que foi aprendido.

Este é um dos motivos pelos quais músicas infantis normalmente são curtas e com versos repetitivos, assim elas têm uma facilidade maior para decorar.

Alegria de conseguir fazer (entender, reproduzir)

Quantas vezes você tentou ensinar uma nova brincadeira para o seu filho e a primeira reação foi rejeição. Na insistência acabou aprendendo e depois toda hora queira brincar da mesma coisa? A criança faz isto simplesmente pela satisfação de saber fazer. Pode ser que para os adultos brincar de bater no balão e fazê-lo subir 500 vezes seguida seja um pouco cansativo, mas para a criança, é mega divertido.

Segurança

Você certamente já ouviu que a rotina é fundamental para a criança, proporciona segurança que ela tanto precisa, faz com que ela se sinta no controle e confortável.

Com repetição do filme, música, brincadeira, etc a criança sabe o que está para vir, qual o próximo passo e isto faz com que se sinta segura.

A sensação de domínio em saber de trás para frente a história do desenho, além também da segurança ajuda no desenvolvimento do vocabulário e mais para frente do aprendizado.

Ou seja, o jeito é entender o que e por que e curtir a fase do pequeno. E por ai, como é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>