Criança gosta de brincar, e se na hora de aprender tudo se transformar em uma brincadeira, divertida e interessante tudo se torna mais fácil e produtivo.
Hoje a maioria das crianças têm acesso a jogos, tablets, celulares e muitos outros recursos que ensinam e alfabetizam naturalmente, e isto é legal. Facilita a vida dos professores responsáveis pelo ensino, em contra partida cria um problema: a dificuldade para escrever usando lápis ou caneta.
Este fenômeno acontece principalmente por falta de prática e muitos pais e professores relatam inclusive a dificuldade no aprendizado por conta disto, mas há como ajudar o seu pré-escolar e ainda se divertir muito, curtindo momentos juntos dele.
A caixa de areia é uma ferramenta super interessante para isto. Você vai precisar:
– Uma caixa baixa (pode ser uma caixa de camisa, por exemplo);
– Areia (ou arroz, ou sal) para fazer uma camada de espessura média dentro da caixa;
– Moldes de letras, números, desenhos que você pode imprimir usando o computador;
– Câmera fotográfica;
Para brincar vocês podem intercalar quem fará o desenho, sorteando o molde e reproduzindo na areia usando apenas os dedos.
No início vocês podem ver o molde, sempre repetindo para o alfabetizando qual a letra ou o número é aquela (e), conforme a criança for evoluindo no aprendizado vocês podem sortear o que será desenhado sem permitir que o outro veja, isto fará com que a criança naturalmente associe as letras e números a sua grafia.
A disputa de quem faz a melhor reprodução pode render boas fotos com a obra-de-arte e o autor. Você pode ainda incentivar a criança escolhendo algumas imagens para colocar nos porta-retratos da casa ou na internet ou ainda criando uma competição e placar e evolução.
Gostaram? Que tal fazer a brincadeira e nos mandar uma foto lá no Instagram? @brinquedoebrincadeira