Aniversário de 1 aninho

O primeiro aniversário do bebê é também o primeiro ano da mamãe e este marco tão especial, na vida de ambos, precisa ser celebrado. Muitas mães nos perguntam se vale a pena, se o bebê curte, já que ainda não tem idade para entender muito bem, e nossa resposta é sempre: Depende!

Festa de aniversário infantil

Mas depende do quê?

É preciso planejar a festa pensando nos convidados, afinal eles são as pessoas que nos são queridas e estão lá para comemorar conosco, mas também pensando no bebê e na mamãe. Muitas vezes nos esmeramos demais nos detalhes para os convidados – convite, lembrancinha, comes e bebês e não lembramos do que é importante para: mamãe e o bebê.

Para te ajudar neste planejamento, reunimos algumas lembretes muito legais. Confira

1) Comidas e bebidas também para o bebê

Quando chega ao primeiro aninho o bebê normalmente já pode comer de tudo, mas em geral preferimos manter uma dieta mais equilibrada e saudável. Então, antes que você enlouqueça vendo seu tio distante colocar um pedaço de coxinha frita na boca da criança ou veja uma amiga dando refrigerante para o pequeno (a) avise a todos que ele já está alimentado e sendo necessário é só te chamar, pois você preparou um cardápio especial para que ele também possa curtir a festa.

Avalie se é possível montar uma mesa, mesmo que não muito grande, de frutas para as crianças. Caso não consiga, separe em uma vasilha uma porção pelo menos para o aniversariante.

Ahh! Não se esqueça de ter água para servir aos convidados e as crianças.

2) Colo

No primeiro aninho muitos bebês já andam, mas muitos ainda não arriscam se locomover sozinhos. É normal que todos, que amam o bebê, queiram pegar um pouquinho, dar carinho, um cheiro, mas muitas vezes isto acaba deixando o pequerrucho estressado e chorando.

Tente dividir o tempo do bebê brincando e “recebendo os convidados”. Tenha por perto um local adequado, como um bebê conforto, ou sua cadeirinha preferida, para uma soneca rápida, se for preciso para retomar o bom humor.

3) Fotos

Quando estiver pensando nos preparativos de sua festa, pense nas fotos que gostaria de ter do evento. Por exemplo, o bebê com os avós, com os pais, na mesa do bolo, ou com os padrinhos. Opte por fazer isto logo no início da festa, ou assim que acordar da sonequinha, enquanto o bebê ainda está de bom humor. As fotos mais gerais podem ficar para mais tarde, assim, mesmo que o humor da criança não estiver ótimo você já terá garantido boas fotos de recordação.

Ah! As mesas  decoradas de doces são uma verdadeira tentação para as crianças. É praticamente inevitável que eles peguem os enfeites, passem a mão para ver como é etc. Procure tirar estas fotos antes da chegada dos convidados, enquanto ainda está tudo lindo.

4) Gerente da festa

Os buffets, que atendem em casa ou no salão, normalmente têm esta figura, mas se você optou por fazer tudo sozinha, contratando os serviços separadamente definitivamente precisa de um gerente para a sua festa.

Esta pessoa, que pode ser contratada, ou você pode trocar com uma amiga, por exemplo, ela gerencia a sua festa e você faz o mesmo por ela quando precisar – deve conhecer todos os serviços que foram contratados, telefones dos fornecedores e ter o poder de tomada de decisão.

No grande dia é comum, infelizmente, que alguns “não-” profissionais tenham contratempos e te procurem para dizer que as coxinhas não estão ficando bem fritas, ou que a decoração vai chegar com atraso, ou o fotografo te informe que esqueceu algum equipamento importante no estúdio. Você precisa de alguém que te ajude a tomar decisões e solucione estes problemas, só assim você conseguirá curtir  e dar atenção aos seus convidados (sem ficar completamente esgotada no final do evento).

5) Roupas

É claro que você quer estar linda e glamourosa e que o seu bebê esteja super fofo compondo o tema da decoração, mas as festas duram entre 4h e 5h e ficar correndo de um lado para o outro, dando atenção aos convidados, e tirando fotografias com um salto 15cm pode ser bastante desgastante.

Que tal se optar por uma troca de roupas antes das principais fotos e do parabéns? Usando algo mais confortável você pode brincar a vontade, agachar, curtir a festa com as crianças e antes do momento principal pode trocar por algo mais sofisticado, como um bonito vestido.

O mesmo vale para a criança, que pode vestir a fantasia somente na hora do parabéns, evitando sujar e ficando mais a vontade.

6) Brinquedos

Crianças precisam de atividades. Escolher os brinquedos do seu evento pode ser o segredo para uma festa super divertida e descontraída.

As atividades devem ser escolhidas de acordo com a faixa etária e tamanho da turminha. Ou seja, escolhendo somente piscina de bolinhas e cama elástica é muito provável que o aniversariante não curta nadinha, afinal não é adequado ao seu estágio de desenvolvimento. Procure pensar em tarefas que sirvam a todos, e se houver mais de três pequerruchos menores de 3 aninhos, opte por um espaço baby com brinquedos específicos, seguros e divertidos.

7) Divirta-se

Você fez o melhor que pode como mãe e como anfitriã, então COMEMORE! Curta muito, brinque bastante e celebre este momento que é especial e único. Guarde na memória, além das fotos, como foi especial celebrar a transformação daquele pequenino, que saiu da sua barriga outro dia mesmo, em uma criança alegre, feliz e muito, muito amada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>