10 dicas para quando as crianças recebem os amiguinhos para brincar

Os pequenos receberam os amiguinhos para brincar e depois da brincadeira a casa está parecendo um cenário de guerra? Calma, nós reunimos algumas dicas para melhorar a organização e fazer com que o trabalho pareça brincadeira de criança ;-) Curta conosco.

Crianças arrumando a casa

1) Baús e caixas grandes são uma mão-na-roda

Torne a tarefa mais fácil tendo em mãos uma caixa grande ou um cesto para colocar todos os brinquedos juntos rapidamente. Caixas com tampas e rodas facilitam muuuuito o trabalho, pois podem ser arrastadas rapidamente para um canto da sala tirando os brinquedos rapidamente do caminho.

2) Envolva as crianças na tarefa

Encoraje os seus filhos e seus amiguinhos a ajudar na orgnaização. Transforme o recolhimento dos brinquedos em uma brincadeira divertida talvez pontuando quem pegar mais brinquedos ou recompensando com carimbos ou adesivos quem terminar a tarefa primeiro.

Use a linguagem correta. Pesquisas indicam que perguntar para a criança se ela quer ser o “Ajudante Mestre”  ou “Capitão Ajudante” ou a “Fada Ajudante” obtém melhor resultado do que simplesmente mandá-los ajudar.

3) Restrinja a brincadeira a um único cômodo

Não permita que a brincadeira aconteça na casa toda. Selecione apenas uma sala ou um quarto para a brincadeira correr solta.

Sempre que possível escolha um cômodo que você pode fechar a porta, se chegar uma visita inesperada, por exemplo ou deixe que as crianças brinquem no quintal.

4) Coloque um “forro” no chão

Sabe aquele lençol antigo, manchado ou rasgado que não é mais usado? Pois bem, pode ser um excelente forro para o chão quando a brincadeira envolver tintas, massinhas de modelar ou mesmo alimentos que soltem muitas migalhas.

No final da brincadeira é só recolher o lençol e jogar na máquina de lavar.

5) Empilhe a louça se você não pode lavá-la agora

Quando as atividades das crianças envolvem chá, lanche ou cozinhar é possível que pareça que um furacão passou por sua cozinha. Empilhe a louça dentro da pia para liberar espaço para você conseguir se mover.

6) Ligue o rádio

Várias pesquisas indicam que a música tem muito poder sobre o nosso humor. Já que precisa limpar, o ideal é que seja com bom-humor.

7) Use um sistema de recompensa

Você ficará maravilhada ao descobrir o poder que um figurinha da Elza (Frozen) ou da Peppa têm sobre a boa vontade das crianças em ajudar.

8) Estabeleça, sempre que possível, uma área dentro da sala para a brincadeira

Seus ajudantes na organização podem não conseguir realizar um trabalho profissional. Estabeleça um local onde você quer que eles coloquem os brinquedos recolhidos, como uma estante ou uma caixa baixxa. Será mais fácil para você organizar uma área pequena da sala do que o cômodo todo.

9) Trabalhe de baixo para cima

Comece limpando o chão e liberando o seu caminho. Depois arrume o sofá, as mesas de centro e de apoio. Deixe para organizar estantes e limpar as paredes (inclusive aqueles onde foram desenhadas obras de arte com giz de cera) por último, se você ainda tiver tempo e disposição. Desta forma, se o cansaço bater você terá um local onde andar, sentar e apoiar uma xícara de chá.

10) Execute tarefas rápidas durante o dia de brincadeiras

Sendo rápido passar um pano na mesa ou colocar uns poucos objetos no lugar faça isto. Assim você não desviará muito a atenção das crianças e sua tarefa no final do dia será menor.

Gostou das nossas dicas de organização? Compartilhe com os seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>